segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fenomenologia ?!?!?!? O que é isso ????





- Fenomenologia (uma maneira de interpretar e adquirir conhecimento sobre a realidade a partir da compreensão dos fenômenos que a constróem, como estes se apresentam)



-  A Fenomenologia 

As questões sobre "O que é a realidade e o Homem?" sempre permearam todos os postulados filosóficos. Quando um filósofo divulga sua compreensão sobre algum tema, implícita ou diretamente, encontra-se aí também sua visão de MUNDO (o que é a realidade) e de HOMEM (o que é o homem frente a realidade que o cerca). Da mesma forma, a ciência, oriunda da filosofia, e suas aquisições (descobertas científicas),  também são formuladas de acordo com perspectivas do pensamento de quem as formulou. 
Entre 1900-1901, Edmund Husserl, apresentou sua principal obra, Logische Untersuchungen (Investigações lógicas), na qual dirige a atenção para os fundamentos da lógica (= do pensar organizadamente em função de se chegar ao conhecimento daquilo que se está pensando). Sendo o pensamento  a manifestação do conhecimento que busca a ‘verdade’, foram  estabelecidas algumas regras para que essa meta pudesse ser alcançada. Assim, a lógica -  ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar ou do pensar correto -, é um instrumento do pensar e só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lógica)
Na Lógica de HUSSERL, filósofo e matemático,  propõe-se a descrição dos fenômenos tais como eles parecem ser, sem nenhuma suposição de como eles possam ser ‘NA VERDADE’, (como a fábula dos cegos tateando o elefante...). Foi o fundador de uma escola muito numerosa e importante, representada em vários segmentos de estudos no campo das ciências humanas. http://www.consciencia.org/husserlbochenski.shtml.
Esta obra divide-se em duas partes: a primeira, contém críticas aos métodos difundidos pela ciência positivista, que pretendia construir ''saberes'' sobre a realidade humana de forma imparcial, como se não houvesse nenhuma contaminação no ''olhar'' de quem estivesse investigando qualquer fenômeno. A segunda, mostra a aplicação dos fundamentos fenomenológicos, a partir dos quais , Husserl criou o método de compreensão da realidade, o 'olhar fenomenológico', para a época, uma ‘nova’ possibilidade de se interpretar e conhecer a existência humana.
Esse método (fenomenológico) de compreensão da realidade foi adotado por renomados pesquisadores e psiquiatras da época, e assim passou a ser também uma possibilidade de interpretação do MUNDO e do HOMEM utilizado pela Psicologia e sua prática. 

Um comentário:

  1. Muito interessante. Não conheço o autor E. Husser, porém suas idéias acerca do cientificismo são bem presentes no nosso cotidiano. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir