FERRAMENTAS PSI (*)
É a expressão utilizada para designar algumas técnicas aplicadas em consultório e práticas indicadas para a vida cotidiana, que auxiliam a auto-regulação do sistema nervoso autônomo e no trabalho psicoterapêutico, quando em acompanhamento psicológico competente.
Têm-se como escopo principal a recuperação da vitalidade do organismo (= organicidade) que dá suporte à mente, e consequentemente, o suporte necessário ao equilíbrio emocional.
Essas técnicas e práticas também são indicadas àqueles que não se sentem confortáveis com a Psicoterapia em si, funcionando como facilitadoras para obtenção de novas formas do indivíduo se perceber física e corporalmente no mundo, favorecendo assim um novo dinamismo psíquico (redes neuronais) e reorganização emocional (equilíbrio mental).
- Massagem Biodinâmica
A Biodinâmica é uma abordagem integrada às Psicoterapias Corporais, seguindo o modelo do que, hoje, alguns ramos da Medicina reconhece como Práticas Integrativas, nomenclatura que veio substituir a antiga conotação de Práticas Complementares.
- Regulação natural do organismo
- Maior consciência corporal
- Equilíbrio do sistema nervoso
- Desbloqueio da respiração
- Redução do stress e ansiedade
A Biodinâmica é uma abordagem integrada às Psicoterapias Corporais, seguindo o modelo do que, hoje, alguns ramos da Medicina reconhece como Práticas Integrativas, nomenclatura que veio substituir a antiga conotação de Práticas Complementares.
Ela tem um objetivo estritamente terapêutico e segue um código ético, no que tange o respeito aos limites do paciente, o sigilo de conteúdos elaborados em sessão e a utilização da técnica por si só.
Uma sessão dura no máximo 50 minutos e inclui uma interação com o Terapeuta que possibilite o diálogo e a emergência de conteúdos subjetivos experienciados no decurso do tratamento. Importante salientar que o enfoque da prática deve ser centrado no paciente, portanto, nunca se pode pré-estipular parâmetros muito rígidos ou genéricos de conduta para aplicação da técnica. Entende-se que cada indivíduo é único na sua dinâmica de integração do si-memso.
Assim, o cliente é 'convidado' para participar em sincronia com o trabalho terapêutico, no sentido de procurar concretizar o objetivo que lhe trouxe à sessão. Esse objetivo deve ser bem definido inicialmente, pelo terapeuta e o paciente, a fim de que sejam feitas avaliações regualres do processo de recuperação. Podem ser estabelecidos novos objetivos à medida que o tratamento for evoluindo. Portanto, a duração e continuidade do trabalho devem também ser avaliados e definidos caso a caso. A relação é estritamente terapêutica.
Em essência, em Biodinâmica, trabalha-se sempre para ajudar o cliente a recuperar e restabelecer o seu próprio mecanismo de auto-regulação.
- Técnicas de Relaxamento (também conhecida como Técnica da Coerência Cardíaca) (*)
- Prática da Comunicação Emocional (*)
- Auriculoacupuntura (*)
- Atividade Física (*)
- Exercícios oculares (implementação da atenção
ao mundo exterior) (*)
ao mundo exterior) (*)
- Alimentação (*)
(*) ainda em construção
Nenhum comentário:
Postar um comentário