Terapia de Casal – propostas de intervenção psicológica
1. ORIENTAÇÃO e ACONSELHAMENTO CONJUGAL e SEXUAL
Como psicóloga especializada em Sexualidade Humana, acredito que não há como se avaliar o ser humano sem a dinâmica de sua sexualidade e a função desta em sua vida. Portanto, nos relacionamentos amorosos é de extrema importância que a conexão física do casal esteja bem estabelecida, para que produza prazer, proximidade, intimidade e bem-estar. A fim de que essa percepção de saúde se estenda também para a conexão emocional, seja nos relacionamentos hetero ou homoafetivos.
Objetivos: mediar e facilitar a comunicação do casal em momento de dificuldade relacional, a partir das premissas da técnica da comunicação emocional, buscando-se a resolução de um problema ou dificuldade específicos.
Duração: Para o atendimento de orientação ou aconselhamento são disponibilizadas sessões com duração de 1:30 minutos, propondo-se pelo menos 8 sessões terapêuticas, em encontros semanais, e, se possível, uma ou duas sessões posteriores para o devido acompanhamento.
2 - TERAPIA DE CASAIS ou TERAPIA DA RELAÇÃO
Objetivos: Encontrar novos sentidos para o desenvolvimento da relação, a partir do aperfeiçoamento da comunicação interpessoal e da reavaliação individual dos determinantes emocionais que impossibilitam tal continuidade. O ‘’paciente’’ é o relacionamento afetivo, portanto, não se trata de terapia individual, mas a tarefa de reavaliação dos conteúdos pré-estabelecidos de cada um é necessária para o desenlace do tratamento.
Duração: Cada caso se expressa e se manifesta de forma muito peculiar. Porém, na terapia da relação não há motivo para se estender a longo prazo como ocorre nas terapias individuais. Inicialmente, sugere-se de 8 a 12 sessões com cerca de 1:30h, uma ou duas vezes por semana, de acordo com a necessidade e disponibilidade do casal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário