quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dietas com alto teor de gordura podem danificar células cerebrais



Atenção, aficionados por hambúrgueres com batatas-fritas, salgadinhos, massas, doces e sorvetes industrializados.

CUIDADO,
a obesidade ocasionada pelo uso  excessivo
desses produtos pode lesar seu cérebro !!!

Essa devia ser a chamada para os resultados encontrados na pesquisa sobre o consumo excessivo de gorduras da dieta típica do povo americano. Pode-se até pensar que, com o passar do tempo, nossos cérebros também se tornem  ‘’viciados’’ ao uso excessivo dessa ‘droga’.



Não são somente as já conhecidas drogas de adição, lícitas ou ilícitas, que podem causar danos ao cérebro, conforme visto no post sobre drogadição.  A aparente inocência da paixão por hamburgueres com porção de fritas  ou daqueles belos pastéis da feira, pode ser a causa da desorientação da capacidade autônoma do cérebro de controlar o peso corporal. Ao que parece, o dano na área específica para essa tarefa impede que obesos em tratamento dietético, consigam sucesso na manutenção da perda de peso.

O pesquisador não exemplifica quais os tipos de gordura estudados, apenas que são aquelas encontradas nas dietas típicas do povo americano. Ou seja, a dieta globalizada… Portanto, é essencial que, principalmente, adolescentes, ‘’viciados’’ neste tipo de alimentação,  aprendam a fazer melhores escolhas na hora de eleger um cardápio.
Nesta fase de descobertas o organismo necessita de muita energia para dar conta de todas as tarefas pertinentes a idade.  Um corpo pesado e debilitado (imaginem quando estamos gripados, por exemplo) pode levar a pensamentos de desvalia e incapacidade, diminuindo as chances de respostas e interação na própria realidade.

Aliás, para se manter em boa atividade, o corpo precisa de três nutrientes fundamentais: proteínas, carbohidratos e gorduras. Essas gorduras são aquelas encontradas nas castanhas, sementes e laticínios desnatados (low-fat), que proporcionam energia, auxiliam na reconstrução celular e produzem hormônios necessários à dinâmica do organismo. As gorduras a serem eliminadas ou limitadas ao máximo são as saturadas e as Trans, encontradas em alimentos como manteigas, laticínios integrais, carne vermelha e em produtos industrializados. Quando adquirir alimentos deste tipo, não deixe de verificar a tabela nutricional na embalagem para que os números apresentados comecem a fazer algum sentido na escolha nutricional. É uma questão também de conhecimento e hábito.

Um corpo pesado requer maior esforço de todo o organismo para o movimento, a ação, a auto-percepção de bem-estar, e, consequentemente, a  saúde integral do indivíduo (corpo e mente).  A princípio, a exigência desses gastos extras  de energia física podem representar aquela ‘depressãozinha’, o ‘desânimo’ ou a ‘falta de vontade’ para novas e possíveis conquistas existenciais. Pense nisso!

“Dietas com alto teor de gordura 
podem danificar células cerebrais”

Pessoas obesas e que possuem uma dieta com alto teor de gordura podem danificar neurônios (=células que formam o cérebro)  num setor chave do cérebro para o controle do peso corporal, pesquisadores americanos alertam.
Dr. Joshua Thaler e alguns colegas, do Centro de Excelência da Obesidade e Diabetes da Universidade de Washington, em Seattle, estudaram os os efeitos de uma dieta rica em gorduras nos cérebros de roedores a curto e longo prazo. Depois de oferecer a grupos de 6 a 10 ratos e camundongos uma dieta rica em gordura por períodos de 1 (um) a 8 (oito) meses, os pesquisadores elaboraram análises detalhadas dos cérebros desses animais, que incluíram imagens da bioquímica celular.
Os pesquisadores detectaram dano físico, e eventual perda, de neurônios essenciais para a regulação do peso corporal. Os roedores desenvolveram inflamação na parte do cérebro que contem os neurônios que controlam o peso corporal. O que pode ser resumido como uma lesão que leva a perda eventual de neurônios importantes na regulação do peso. “Ainda não é claro a se este presumível dano cerebral é permanente, mas com certeza contribui para o ganho de peso”, disse Galer.
"A possibilidade da lesão cerebral ser consequência do consumo exagerado de gorduras de uma dieta americana típica, oferece uma nova explicação para o porquê é tão difícil para a maioria dos indivíduos obesos não conseguir sustentar a perda de peso”, afirma Thaler.
Após os primeiros 3 (três) dias de consumo de alimentos gordurosos similares àqueles da dieta típica dos americanos, os ratos consumiram quase que o dobro da quantidade diária usual de calorias a que estavam habituados – e tanto os ratos como os camundongos alimentados pela dieta rica em gorduras ganharam peso durante todo o perído do estudo, diz Thaler.
E como essa descoberta pode ajudar no combate a obesidade? Dr. Thaler afirma que “Se conseguirmos desenvolver medicamentos para limitar esse prejuízo aos neurônios durante a exagerada alimentação de gorduras, pode ser   promissor e efetivo no combate a epidemia da obesidade,.
Essas descobertas estão sendo apresentadas no 93º Encontro Anual da Sociedade de Endocrinologia em Boston.


Para ler matérias na íntegra (em inglês):

- High-fat diet may injure brain cells. In: UPI - United Press International, Inc., Jun, 09. 2011. Disponível em:  http://www.upi.com/Health_News/2011/06/09/High-fat-diet-may-injure-brain-cells/UPI-43661307674382/#ixzz1Os4QEFND ;

- Dr. Joshua Thaler: ‘Eating High Fat Junk Diet May injure Neurons that Control Body Weight. Cure Talk. In: Conversations about New Treatments and Clinical Trials, Jun, 21. 2011. Disponível em:  http://trialx.com/curetalk/2011/06/joshua-thaler-eating-a-high-fat-diet-may-injure-the-brain-cell-rapidly-control-body-weight/;

- Healthy Dieting Myths and Facts. In: WebMD - Better Inormation. Better health. Aug, 2011. Disponível em: <http://www.webmd.com/diet/myths-vs-facts-10/slideshow-diet-myths>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário